Tubo flexível de cobre Eluma é destaque no portfólio de produtos Paranapanema

Com menos conexões e feito com cobre superpuro, tubos flexíveis sem costura são ideais para condução de água fria e quente, gases e outros fluídos

(16/03/2017) A Paranapanema, maior produtora brasileira de cobre, investe constantemente na produção de soluções em cobre e suas ligas para o mercado de construção civil e industrial. Uma delas, o tubo de cobre sem costura flexível Eluma, apresenta a vantagem de garantir a interligação dos pontos da instalação (conexões, válvulas, registros etc.) com uma menor quantidade de pontos de solda e conexões, uma vez que, além de ser maleável, é fornecido em rolos ou bobinas com comprimento maior que os dos tubos rígidos, que possuem 5,0 m ou 2,5 m como padrão de fornecimento. O produto é de fácil instalação e apresenta elevada resistência à corrosão, mecânica e química, pouca tendência à incrustação e elevada durabilidade.

Os tubos de cobre flexíveis Eluma podem ser usados para a condução de água fria e quente, gases combustíveis, de refrigeração e medicinal, além de outros fluidos, em instalações residenciais, comerciais e industriais. Os tubos são classificados de acordo com suas dimensões e pressões de serviço suportadas. Cada classe de tubo tem sua identificação especificada por gravação em baixo relevo e marcação à tinta preta.

Fábrica que utiliza Cast&Roll em Santo André (SP)

A produção dos tubos flexíveis é feita por meio da tecnologia Cast&Roll, considerada a de melhor produtividade no mundo para tubos sem costura. A metodologia, implementada pela Paranapanema na fábrica de Santo André (SP) em 2014, contou com investimentos de R$ 150 milhões.

Nessa técnica de produção contínua, o cobre eletrolítico Paranapanema, com 99,99% de pureza, é fundido e recebe a adição de 0,015% a 0,040% de fósforo para a composição da liga C12200, determinada pela norma de fabricação dos tubos flexíveis (ABNT NBR 14745), garantindo tubos de grande diâmetro em formato sólido que vão sendo alongados, via trefilação, até atingirem os diâmetros desejados. Para adquirir maleabilidade, estes tubos passam por tratamento térmico.  

Instalação 

Diversas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referenciam o uso do tubo de cobre flexível, dentre elas:

•      NBR 5626 - Instalação predial de água fria.

•      NBR 7198 - Projeto e execução de instalações prediais de água quente.

•      NBR 15569 - Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto – Projeto e instalação.

•      NBR 15526 - Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais - Projeto e execução.

•      NBR 13523 - Central de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

•      NBR 15358 - Rede de distribuição interna para gás combustível em instalações de uso não residencial de até 400 kPa - Projeto e Execução.

•      NBR 12188 - Sistemas centralizados de suprimento de gases medicinais, de gases para dispositivos médicos e de vácuo para uso em serviços de saúde.

•      NBR 16057 - Sistema de Aquecimento de Água a Gás (SAAG) - Projeto e Instalação.

Além das normas de projeto e execução já mencionadas, a aplicação da norma “ABNT NBR 15345 - Instalação predial de tubos e conexões de cobre e ligas de cobre – Procedimento” é indispensável para qualquer profissional que utilize cobre em seus projetos e instalações.

Os instaladores têm um papel importante no sucesso da instalação, pois eles são responsáveis pela correta execução do que foi especificado e desenhado pelo projetista. Assim, seu conhecimento relacionado às normas técnicas de projeto e execução é fundamental para a qualidade da instalação.

Dentre os cuidados necessários para o bom desempenho dos projetos, aquelas que forem suscetíveis a movimentações e dilatações térmicas devem estar devidamente isoladas com produtos isolantes térmicos. Além disso, é importante impedir choques mecânicos e sobrecargas que possam, de alguma forma, danificar os tubos. Também vale garantir que os tubos e conexões não fiquem em contato direto com o solo, ligas metálicas que não sejam de cobre e produtos químicos, cuidando da limpeza em todos os trechos de tubulação ao término da montagem, evitando a presença de quaisquer impurezas e excessos de materiais das obras, como restos de argamassas, pasta e solda.

A Paranapanema possui uma área de desenvolvimento e suporte técnico, formada por engenheiros e especialistas, responsável pela criação de novos produtos e aplicações, por meio da análise das necessidades do mercado. Além disso, promove treinamentos técnicos sobre a aplicação dos produtos, que tem o objetivo de conferir aos construtores, projetistas e instaladores as informações necessárias para o correto uso dos produtos Eluma em seus projetos e construções. A Paranapanema também realiza treinamentos específicos às equipes dos distribuidores e das revendas, para que tubos e conexões de cobre sejam corretamente instalados e utilizados.

2014 © PARANAPANEMA . Todos os direitos reservados